Corrente Alternada

Comentários e resenhas sobre discos, letras de músicas e filmes; com enfoque em aspectos depressivos.

Monday, December 18, 2006

...sutis diferenças


Há um abismo imenso entre a beleza óbvia e a possível. Não a beleza oculta, mas uma possível e quase fantasiosa beleza. Não como no caso de "Some kind of wonder". É algo que pertence ao mundo da imaginação, do onírico.
Veja o caso: Amy Abbott (Emily Vancamp) é uma beleza óbvia, talvez até demais.
E no seriado"Everwood" assim é retratado. Ela é a gorota mais bonita da escola, a mais popular etc. etc...
Por outro lado veja o caso de Hannah (Sara Drew) ela é exatamente o oposto. Veja que não estou falando de uma feirua sem limites, nem da "dork girl", mas de uma garota tímida, desajeitada e pouco favorecida nos atributos físicos mais desejados pelos garotos. No seriado ela é vista como uma beleza oculta, mas não é disso que eu estou falando; assim como no mesmo seriado as coisas às vezes não são bem befinidas. Por exemplo: Hannah é um nome tipicamente judaico, e óbviamente (e ambiguamente) ela deveria ser, mas depois de mais de uma temporada ela diz (a personagem) ser Episcopalina, curiosamente num diálogo desnecessário, cujo o único objetivo era desfazer a idéia de que ela fosse Judia. Óbvio, às vesperas de um Bat Mitzva ela deveria ajudar a menina, no mínimo na preparação...
Da mesma forma existem diferenças que jamais serão solucionadas no campo do real, em analogia à matemática. Ou seja, eu não acho ela bonita. Estou falando de uma possível, no campo dos números imaginários, beleza. Assim também como o título desse post faz referência a uma música de Caetano Veloso que apesar de ter um nome sugestivo e uma idéia interessante é péssima.

Friday, December 15, 2006

Dylan Thomas - Do not go gentle

Depois de Byron esse foi o maior dos poetas!
Apesar de sua vida curta, e não poedria ser de outra forma, o seu legado poético atravessa o tempo. É muito mais do que um romântico, mais do que um realista ou impressionista. Ele é de Gales. Não dá pra dizer mais nada.
O poema "Do not go gentle into that good night", talvez o mais famoso, já foi musicado po Igor Stavinsky e John Cale; e também já apareceu no filme "De volta para a escola".


Do Not Go Gentle Into That Good Night

By Dylan Thomas
Do not go gentle into that good night,
Old age should burn and rave at close of day;
Rage, rage against the dying of the light.

Though wise men at their end know dark is right,
Because their words had forked no lightning they
Do not go gentle into that good night.

Good men, the last wave by, crying how bright
Their frail deeds might have danced in a green bay,
Rage, rage against the dying of the light.

Wild men who caught and sang the sun in flight,
And learn, too late, they grieved it on its way,
Do not go gentle into that good night.

Grave men, near death, who see with blinding sight
Blind eyes could blaze like meteors and be gay,
Rage, rage against the dying of the light.

And you, my father, there on the sad height,
Curse, bless, me now with your fierce tears, I pray.
Do not go gentle into that good night.
Rage, rage against the dying of the light.

Monday, December 11, 2006

Candle in the wind / Marilyn Monroe

Elton John e Bernie Taupin escreveram uma canção incrível sobre Marilyn Monroe. Na verdade ela vai um pouco além, fala também de maneira sutil da maneira como nos dicfarçamos em nós mesmos! Ou, na maneiram como os outros nos vêem sob os nossos disfarçes.

Candle In The Wind
Music by Elton John Lyrics by Bernie Taupin Available on the album Goodbye Yellow Brick Road


Goodbye Norma Jean
Though I never knew you at all
You had the grace to hold yourself
While those around you crawled
They crawled out of the woodwork
And they whispered into your brain
They set you on the treadmill
And they made you change your name

And it seems to me you lived your life
Like a candle in the wind
Never knowing who to cling to
When the rain set in
And I would have liked to have known you
But I was just a kid
Your candle burned out long before
Your legend ever did

Loneliness was tough
The toughest role you ever played
Hollywood created a superstar
And pain was the price you paid
Even when you died
Oh the press still hounded you
All the papers had to say
Was that Marilyn was found in the nude

Goodbye Norma Jean
From the young man in the 22nd row
Who sees you as something as more than sexual
More than just our Marilyn Monroe